Quantas vacinas o bebê toma com 2 meses?

Quantas vacinas o bebê toma com 2 meses?

É muito comum que os pais questionem-se sobre quantas vacinas o bebê toma com 2 meses, em especial aqueles de primeira viagem.

Entender quantas e quais são as vacinas que o bebê precisa tomar aos dois meses é algo fundamental para ter a certeza de que ele irá crescer saudável, forte e protegido contra diversas doenças.

Portanto, o calendário de vacinas jamais deve ser negligenciado, sendo muito importante que você siga-o corretamente para que a criança esteja muito bem protegida.

Aqui neste conteúdo, nós vamos trazer não só informações sobre quantas vacinas o bebê toma com 2 meses, mas também a respeito da 1ª vacina, de possíveis reações e o que fazer para aliviar a dor da agulha na pele.

Não deixe de ler este artigo até o final se você quer saber tudo a respeito do tema. Acompanhe!

Quantas vacinas o bebê toma com 2 meses?
Image by Freepik

Qual é a primeira vacina do bebê?

Antes de falar sobre quais são as vacinas que o bebê deve tomar com dois meses de vida, é importante comentar a respeito da 1ª vacina que ele vai tomar logo ao nascer.

A vacinação é uma etapa de extrema importância na vida dos bebês e das crianças de diferentes idades, pois terá um impacto no resto da sua vida, incluindo a fase adulta.

É muito importante que os pais sigam o calendário de vacinação corretamente para impedir que a criança desenvolva doenças graves, então isso deve ser feito desde que o bebê nasce.

Na fase de recém-nascido, existem duas vacinas que devem ser dadas ao bebê para protegê-lo contra doenças graves e que podem ser mortais.

Essas vacinas são a BCG e a hepatite B, que devem ser a prioridade nesse primeiro momento.

A vacina contra a hepatite B deve ser aplicada dentro das primeiras 12 a 24 horas depois do nascimento do bebê, ou seja, antes mesmo que ele saia da maternidade.

Quantas vacinas o bebê toma com 2 meses?

Vamos agora responder ao questionamento principal deste conteúdo: quantas vacinas o bebê toma com 2 meses?

No total, são três as vacinas que o bebê deve tomar nesse período, sendo elas:

• Vacina hexavalente (DTP + HB + Hib): a 1ª dose da pentavalente ajuda a proteger contra várias doenças, como coqueluche, difteria, meningite, hepatite B, tétano, entre outras infecções que são ocasionadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b, além da Poliomielite (a paralisia infantil)

• VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano): essa 1ª dose é importante porque a VORH evita a diarreia ocasionada pelo rotavírus

• Vacina pneumocócica 10 (valente): por fim, o bebê com dois meses deve tomar a 1ª dose da pneumocócica para proteger contra as doenças invasivas e ainda evitar a otite média aguda ocasionada pelo Streptococcus pneumoniae

Bebê com gripe pode tomar vacina?

Os pais costumam ter muitas dúvidas sobre se o bebê que estiver gripado, resfriado ou mesmo com algum tipo de dor de ouvido pode tomar a vacina.

Segundo os especialistas, não existe qualquer problema na criança tomar vacina mesmo que ela esteja um pouco doente.

A melhor coisa a se fazer sempre é perguntar ao médico ou na clínica ou no posto de saúde se o bebê pode tomar a sua vacina naquele momento, mesmo resfriada ou gripada.

Caso a criança apresente febre de 38 graus ou mais, é bem provável que os profissionais peçam para que você espere mais uns dias até ela se recuperar totalmente.

A vacina da febre amarela pode dar reação no bebê?

Sim, as crianças podem ter reações a algumas vacinas que precisam tomar, entre elas à vacina da febre amarela.

Algumas das reações mais comuns são dor de cabeça, febre leve e um pouco de dor muscular, então é importante que os pais sempre estejam atentos caso esses sintomas se mostrem contínuos e não passem logo.

O que fazer quando o bebê toma vacina na perna?

Agora que você já sabe quantas vacinas o bebê toma com 2 meses, você precisa aprender sobre as possíveis reações.

É comum que o bebê sinta dor após a vacina, principalmente quando ela é na perna, podendo ocasionar inchaço na região.

Uma das melhores formas de conseguir aliviar a dor que o bebê está sentindo após tomar a vacina na perna é usar uma compressa fria.

Além do alívio para a dor, a compressa fria ainda ajuda a diminuir o inchaço que fica após a aplicação da agulha.

Hoje em dia, aliás, é muito mais fácil conseguir colocar essa compressa no pós-vacina porque existem compressas adesivas feitas com gel refrescante e que são produzidas à base de água.

Mas caso você não queira comprar esse adesivo, há como fazer uma compressa de maneira fácil umedecendo um pano limpo na água gelada e depois aplicando no local da vacina.

Você também pode massagear de forma delicada a região onde está dolorida para que possa reduzir o incômodo do bebê.

Reação da vacina de 3 meses em bebê

Quando o bebê completa três meses, ele deve tomar a 1ª dose da vacina Meningocócica C (conjugada), que é eficaz para tratar as doenças invasivas ocasionadas pela Neisseria meningitids pertencentes ao sorogrupo C.

Portanto, ela vai ajudar a proteger a criança contra a meningite, a meningococcemia, entre outros.

As reações à essa vacina no bebê de três meses costumam manifestar-se logo após as primeiras horas que ela é aplicada e passam dentro de 72 horas.

As principais reações a ela são inchaço e dor no local onde foi aplicada, vermelhidão na região, sonolência, diarreia e vômitos.

Entretanto, pouco mais de 10% das crianças vacinadas com a Meningocócica C (conjugada) apresentam algum tipo de reação.

Conclusão

Como você viu, é muito importante saber quantas vacinas o bebê toma com 2 meses para que não falte nenhuma e o esquema vacinal seja seguido fielmente.

Neste texto, nós falamos sobre as vacinas que o bebê precisa tomar logo ao nascer, com dois meses e quais são as reações mais comuns que os pequenos podem apresentar, como no caso da vacina contra meningite.

O que achou do nosso conteúdo sobre quantas vacinas o bebê toma com 2 meses?

Agora que você já leu este artigo, que tal aprender mais aqui no Portal Maternidade? Separamos este artigo para você: Como tirar o hábito do bebê acordar de madrugada?

Agora que você aprender quantas vacinas o bebê toma com 2 meses, veja mais algumas dicas



Deixe um comentário