Muitas mulheres chegam nas semanas finais de gestação e se questionam qual é o momento certo de ir até o médico para um provável parto. Se você está se perguntando “estou com 40 semanas quando devo ir à maternidade”, saiba que não está sozinha nessa.
É normal que as mulheres, ao alcançarem as 40 semanas, comecem a ficar com medo e ansiosas se nada está acontecendo. Por isso, este conteúdo vai explicar tudo o que você precisa saber sobre sinais de que chegou o momento do parto e outros temas relacionados a esse assunto. Acompanhe!
Entendendo a data provável do parto ou DPP
Primeiramente, é importante compreender o termo popular entre gestante que é data provável do parto ou DPP.
Apesar de que esse nome sugere, por assim dizer, que o parto vai acontecer naquela data específica, isso não é uma realidade.
A DPP serve apenas para marcar o dia em que a sua gestão completa as 40 semanas, mas não quer dizer que é nesse dia que você vai entrar de fato em trabalho de parto ou que seu filho vai nascer com exatas 40 semanas.
Essa marca, portanto, é apenas uma estimativa e como é fato, uma gestação dita normal possui uma duração de 37 até 42 semanas.
Caso o bebê nasça antes de 37 semanas, é um parto prematuro, e se ele nascer somente após as 42 semanas, isso significa que você está em uma gestação prolongada.
Portanto, tudo isso serve para dizer que se você chegou nas suas quarentas semanas e ainda não está sentindo nada, não é necessário se preocupar.
Como saber se estou em trabalho de parto?
Se você está pensando agora estou com 40 semanas quando devo ir à maternidade, saiba que para isso é necessário apresentar alguns sintomas de que encontra-se em trabalho de parto.
O começo do trabalho de parto, aliás, difere de mulher para mulher, e enquanto algumas percebem de imediato que o processo do parto começou, outras acabam confundindo-o com o começo do trabalho.
Isso porque há alguns sintomas que podem ser similares, como gases em excesso, dor na região lombar ou indigestão.
Quais os sintomas de trabalho de parto?
Para que você possa saber qual o momento de ir para a maternidade, é fundamental conhecer os sintomas do trabalho de parto.
Eles são os seguintes:
• Contrações regulares: essas contrações podem ser percebidas de diferentes formas, como o endurecimento da região abdominal ou ainda na região das costas. Isso ocorre porque nesse momento o útero está passando por contrações e relaxamentos para ir abrindo o colo e empurrando o bebê em direção ao canal de nascimento. As contrações no começo de um trabalho de parto são muito similares às cólicas menstruais e à medida que o nascimento vai chegando próximo, elas passam a ser mais regulares
• Perda de água na região vaginal: esse é um sinal clássico que indica que houve a ruptura de membranas, sendo que elas têm a função de manter o líquido amniótico ao longo da gestação. Quando há esse rompimento, a gestante não sente dor, mas somente aquela sensação de que há água morna escorrendo entre e pelas pernas
• Eliminação do tampão mucoso: nas semanas finais da gestão, o colo passa a afinar e a dilatar, sendo uma forma de se preparar para o parto, e isso pode levar à chamada perda do tampão mucoso. No momento em que isso acontece, a gestante percebe que uma substância mucosa está saindo pela vagina e pode conter filetes de sangue
Algumas mulheres também podem sentir desconfortos intestinais e diarreia nos períodos que antecedem o parto.
Fonte: Freepik
Pródromos de trabalho de parto: Entenda aqui o que é
O trabalho de parto é dividido em etapas e a primeira delas é a chamada pródromos.
Nessa etapa, as contrações da gestante são curtas e não causam dor, além de que não há uma evolução na dilatação.
O período do pródromos é aquele no qual as contrações de treinamento ocorrem de forma mais intensa, ou seja, é quando há constantemente o endurecimento do abdômen.
As contrações durante este período são desconfortáveis, entretanto, ainda não existe um ritmo, e o intervalo entre elas pode ser de cinco, de dez ou de vinte minutos, sempre variando entre cada uma.
Sinais de trabalho de parto prematuro
Conhecer quais os sinais de um trabalho de parto que está acontecendo de forma prematura também é fundamental.
Isso porque permitirá a você procurar uma maternidade o quanto antes, garantindo que o bebê receberá todo o suporte durante o nascimento.
Os principais sinais de um parto prematuro são:
• Dor forte nas costas, em geral na região da lombar, podendo ela ser constante ou ainda surgir e sumir, incomodando ainda que você mude a sua posição
• Cólicas que acontecem na parte inferior abdominal ou ainda as cólicas parecidas com as menstruais
• Contrações que acontecem de 10 em 10 minutos ou ainda em uma frequência menor de tempo
• Vazamento do fluido vaginal
• Grande presença de corrimento vaginal
• Aumento de pressão sobre a vagina ou na pelve
• Sangramento vaginal
O que significa sonhar que está em trabalho de parto?
Na verdade, para uma gestante, sonhar que está em trabalho de parto pode ser mais comum do que o normal, por toda a questão da ansiedade e do próprio estresse gerado no momento.
Sendo assim, nada mais comum do que haver o questionamento do que significaria esse tipo de sonho.
Os principais significados para isso, ainda que você não esteja em gestação, são:
• Sonhar que está dando a luz: quer dizer que uma ótima fase na sua vida está a caminho, podendo representar a realização de um sonho ou um plano em breve
• Sonhar que o parto foi simples: quer dizer que aquilo que está te causando sofrimento ou dor vai passar logo, que será um alívio em sua vida
• Sonhar com um parto complicado: pode significar que você vai, em breve, apresentar algum problema em sua vida profissional ou pessoal
Existe alguma simpatia para entrar em trabalho de parto?
Digamos que você está naquele momento em que pensa: estou com 40 semanas quando devo ir à maternidade?
A ansiedade vai tomando conta e você quer muito entrar em trabalho de parto, mas nada acontece.
Nesse momento, existem simpatias que podem auxiliar você a começar o processo do trabalho de parto.
Uma delas é a simpatia da Lua Cheia e ela é indicada para mulheres que já completaram os 9 meses da gestação (ou mesmo que estão bem próximas desse momento).
Como o nome indica, o ritual deve ocorrer em uma noite com lua cheia, e você precisará de um sabonete novo.
E como fazer essa simpatia?
Primeiro, você precisa programar-se com muita antecedência para a próxima Lua Cheia, comprar o sabonete e deixar o dia certo marcado.
No primeiro dia de lua cheia, você deve lavar o corpo de forma suave usando o sabonete novo e, ao mesmo tempo, conversar com seu bebê, deixando claro para ele que está animada e preparada para sua chegada.
Após o banho, faça uma oração em silêncio para Nossa Senhora do Bom Parto e peça pela sua proteção e por auxílio nesse que é o momento de maior importância em sua vida.
Pronto, a sua simpatia para entrar em trabalho de parto está feita e deu para ver como é simples, não é?
Estou com 40 semanas quando devo ir à maternidade?
Como você pode ver, é comum que as mulheres entrem nas 40 semanas de gestação e comecem a ficar ansiosas sobre quando devem ir à maternidade.
Neste texto, mostramos a você alguns pontos importantes a considerar, como os sinais de que está entrando em trabalho de parto e ainda uma simpatia para acelerar esse processo, caso esteja demorando a começar.
O que achou do nosso conteúdo sobre estou com 40 semanas quando devo ir à maternidade? Sabia dessas dicas?
Aproveite e vem ler mais sobre O que significa sonhar com gravidez?