Salto de desenvolvimento 2 meses

Salto de desenvolvimento 2 meses

Você provavelmente já ouviu falar do salto de desenvolvimento 2 meses, não é mesmo?

A maternidade é um dos maiores desafios da vida adulta. É um mundo completamente diferente e surpreendente e parece que a cada nova fase o seu bebê vai mudar completamente, mostrando uma nova face que você ainda não conhecia.

Essas guinadas as vezes são boas, quando como eles começam a engatar as primeiras sílabas e formar palavras, mas as vezes são muito desagradáveis, que é o que chamamos de salto de desenvolvimento e que é muito pior para o bebê do que para os pais.

Nesse artigo vamos falar sobre o salto de desenvolvimento 2 meses e como identificá-lo e passar por essa fase.

Se você quer saber mais sobre os saltos de desenvolvimento do seu bebê, esse texto é para você!

O que são saltos de desenvolvimento?

“Salto de desenvolvimento” é um jeito de chamar os momentos de aprendizagem do seu bebê. Por mais que os bebês estejam em constante aprendizado, existem alguns momentos específicos do desenvolvimento que podem ser especialmente assustadores.

Esses momentos acontecem entre o primeiro e o décimo sétimo mês do bebê. Então você tem os seguintes saltos:

• Salto de desenvolvimento 1 mês: descobrindo sensações
• Salto de desenvolvimento 2 meses: entendendo os padrões
• Salto de desenvolvimento 3 meses: aumentando as habilidades
• Salto de desenvolvimento 4 meses: descobrindo os sons
• Salto de desenvolvimento 5 meses: ampliando relações
• Salto de desenvolvimento 6 meses: integração é a palavra do momento
• Salto de desenvolvimento 7 meses: objetos e suas funções
• Salto de desenvolvimento 10 meses: notando sequências
• Salto de desenvolvimento 11 meses: tudo vira um brinquedo
• Salto de desenvolvimento 13 meses: os primeiros blá blá blá
• Salto de desenvolvimento 17 meses: eu já controlo o meu corpinho

Esses saltos não são fixos na questão da cronologia. Eles acontecem nessa ordem, porém podem acontecer mais rápido ou mais devagar.

Precisamos entender que cada bebê é diferente e que está tudo bem se o seu filho só começar a balbuciar com 15 meses ao invés de 13, ou se ele não começar a andar tão rápido quanto o filho da sua prima.

Entenda: O SEU BEBÊ SABE QUANDO ELE ESTÁ PRONTO PARA FAZER AS COISAS. Mas isso não significa que você não vai incentivá-lo.

Continue fazendo brincadeiras, incentivando a fazer as atividades certas para cada etapa e, gradualmente, seu bebê vai se desenvolver e te surpreender.

Salto de desenvolvimento 2 meses
Imagem de bristekjegor no Freepik

Salto de desenvolvimento 2 meses: quando o bebê entende os padrões

Esse é um grande momento para seu bebê. Até aqui o bebê enxergava com muitos borrões e, durante esse salto de desenvolvimento 2 meses, o bebê já começa a compreender os padrões e consegue fixar o olhar em figuras.

Seu bebê já começa a distinguir sons, cheiros e sabores, também. Por mais que ainda seja algo muito primitivo, já está bem mais evoluído do que algumas semanas atrás.

Esse também vai ser o momento que seu bebê vai descobrir que tem mãozinhas e pezinhos, mesmo que ele ainda não saiba o quão fofo eles são.

É no salto de desenvolvimento 2 meses que o bebê percebe as movimentações e barulhos que estão acontecendo ao seu redor e começa a virar a cabeça para acompanhar o ambiente.

É nesse período, também, que você vai começar a ouvir os primeiros barulhos do seu bebê que ele realmente quis fazer. Ele já passa a controlar alguns poucos sons.

É um período de muitas descobertas então é necessário ficar atento aos sinais desse salto de desenvolvimento para que você possa estar com o seu bebê e auxiliá-lo a passar por essa fase.

Como identificar os sinais de um salto de desenvolvimento?

Cada salto de desenvolvimento tem suas próprias características, porém vamos focar no salto de desenvolvimento 2 meses. Nesse período é comum que o bebê:

• Chore por mais tempo e ainda mais alto do que antes
• Comece a controlar a cabeça erguida por alguns segundos.
• Perca o apetite
• Emita alguns sons, como pequenos gritinhos
• Tenha mudanças na rotina do sono e acorde mais vezes durante a noite
• Tente pegar tudo o que estiver por perto, ele não vai conseguir, mas vai tentar
• Chupe o dedo ou peça a chupeta mais vezes
• Peça mais colo
• Siga as imagens da TV ou pessoas e formas, virando a cabeça quando necessário
• Fique irritadiço
• Comece a balançar as mãos e pés, tentando controlá-los
• Fique ainda mais agarrado com a mãe
• Não aceite colo de outras pessoas
• Comece a mostrar suas preferências com cores, formas e objetos

Durante essa fase os bebês que já tinham o costume de dormir a noite toda não tenham a rotina de sono tão afetada assim.

No salto de desenvolvimento 2 meses os bebês podem sentir alguns sintomas antes de outros, ou nem chegar a ter alguns desses sintomas.

Mas está tudo bem. Cada criança vive as fases de desenvolvimento da sua própria forma.

Cada criança tem um desenvolvimento diferente e as informações sobre os saltos e os meses que deviam acontecer é apenas uma indicação, não é uma cartilha fixa.

Perceba o seu bebê, preste atenção, interaja com ele e aprenda as características e preferências do seu filho pra ajudá-lo a passar por cada fase do seu desenvolvimento.

Por mais que os saltos de desenvolvimento possam alterar completamente a personalidade do seu bebê, ele ainda vai buscar auxílio em você para passar por essas fases da melhor forma possível.

É o seu papel estar mais próxima dele e o ajudar a lidar com todas essas mudanças.

Por que o Salto de desenvolvimento 2 meses pode ser um dos mais complicados?

Muita gente fala que o salto de desenvolvimento dos 2 meses pode ser um dos mais complicadinhos de passar. Existem algumas razões que mostram o porque esse salto pode ser tão desafiador:

– Mudanças físicas e cognitivas
– Alterações nos padrões de sono e alimentação
– Aumento da irritabilidade e choro
– Demanda por mais atenção e estímulo

Então, como já citamos anteriormente, é sempre importante lembrar que cada bebê é único e pode experimentar o salto de desenvolvimento de 2 meses de maneira diferente um do outro.

Existem bebês que passam pelos saltos e os pais mal percebem. Já outros, passam por eles de uma forma mais turbulenta. Precisamos entender que a paciência, o apoio e o entendimento dos pais são fundamentais para ajudar os bebês a passarem por esse período de transição.

Gosta de conteúdos sobre maternidade? Continue conosco aqui no Portal Maternidade.

2 Comments

  1. […] Salto de desenvolvimento: 2 meses >> Como aumentar a produção de leite materno >> Como vestir o bebê de acordo com a […]

  2. […] Salto de desenvolvimento: 2 meses >> Como aumentar a produção de leite materno >> Como vestir o bebê de acordo com a […]

Deixe um comentário