Quem tem endometriose pode engravidar?

Quem tem endometriose pode engravidar?

Vamos começar este artigo com a temida pergunta, quem tem endometriose pode engravidar? Confira abaixo que vamos te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas.

Muitas mulheres sonham em ter filhos, formar uma família grande e feliz, mas enfrentam dificuldades médicas para chegar ao sonhado teste de gravidez positivo. Para essas mulheres, a infertilidade é um medo constante que vive rondando os pensamentos e trazendo inseguranças ao processo de gestação.

Esse medo é muito comum em mulheres portadoras de endometriose já que muito pouco é divulgado sobre o assunto e a doença por si só já é assustadora. É muito comum vermos artigos pela internet com títulos como quem tem endometriose pode engravidar? Mulheres com endometriose podem ter filhos? Como a endometriose pode atrapalhar a gestação? E outros títulos parecidos que acabam gerando ainda mais apreensão.

Esse artigo foi escrito pensando exatamente nessas mulheres que sofrem com a endometriose e se perguntam diariamente se elas podem engravidar, se elas vão conseguir seguir o sonho de serem mães.

Nesse artigo vamos acabar com as dúvidas das tentantes e explicar melhor a endometriose, se quem tem endometriose pode engravidar, como tratar a doença para aumentar as chances de engravidar e se quem tem endometriose e ovário policístico pode engravidar. Acompanhe esse texto conosco.

O que é endometriose?

É uma condição médica crônica na qual o tecido que reveste o útero, também conhecido como endométrio, cresce fora do útero, nos ovários, trompas de falópio ou em outros órgãos pélvicos.
Os principais sintomas da endometriose são:

– dores pélvicas
– dor nas relações sexuais
– dor durante a menstruação
– sangramento menstrual excessivo ou irregular
– fadiga extrema
– problemas intestinais ou urinários
– dificuldade para engravidar

Os sintomas normalmente são muito fortes e debilitantes, porém algumas mulheres são assintomáticas ou sentem sintomas muito leves.

A causa da endometriose ainda não é conhecida, mas existem muitas teorias sobre como ela interfere no organismo feminino e os fatores que podem ser sua causa.

O diagnóstico da endometriose se dá através de uma série de exames de imagem, de sangue e em ultimo caso uma laparoscopia.

Não existe cura definitiva mas existem tratamentos que ajudam a aliciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das mulheres com essa condição.

A endometriose provoca infertilidade?

O organismo de uma mulher com endometriose interpreta a presença do endométrio fora do útero como uma ameaça e tende a combater o tecido. Essa defesa se dá através da produção de citosinas que vão causar uma inflamação no local onde esse tecido extra está.

Essa inflamação pode prejudicar o desenvolvimento e a qualidade dos óvulos, a sobrevida do espermatozoide no corpo feminino e a interação entre o espermatozoide e o ovulo. Nos casos mais leves da doença, não acontece distorção anatômica, então os canais continuam propensos a realizar suas funções.

Então surge o questionamento se quem tem endometriose profunda pode engravidar de forma natural, mas como muito sobre a doença ainda é desconhecido, é difícil dar uma resposta mais assertiva. No entanto, quando a endometriose é mais grave ocorre formação de tecido cicatricial que vai se colar aos órgãos e preencher as tubas uterinas, iniciando uma obstrução tubária.

Nesse caso o maior risco é que a gravidez seja ectópica.

Quem tem endometriose pode engravidar naturalmente?

Vamos então para a pergunta principal deste artigo, quem tem endometriose pode engravidar?

É possível que uma mulher com endometriose engravide de forma natural, porém o mais comum é que seja necessário passar por um tratamento antes da gravidez se concretizar.

As opções de tratamento podem incluir medicamentos, reprodução assistida e cirurgia, mas nós vamos falar sobre isso mais pra frente do texto. Também existe a possibilidade de combinar os três tratamentos para chegar a tão sonhada gravidez.

O tratamento vai depender de como a doença se mostra no organismo da mulher.

Quem tem endometriose pode engravidar?
Image by user18526052 on Freepik

Como tratar a doença e aumentar as chances de gravidez?

Conforme dissemos logo acima, pode ser necessário a mulher passar por tratamento para aumentar as chances da gravidez se concretizar, por isso é tão importante se consultar periodicamente com um médico especializado no assunto e ter uma equipe multidisciplinar para analisar a situação de várias óticas diferentes.

No caso da endometriose, existem diferentes possibilidades de tratamento, tanto cirúrgicas quanto medicamentosas. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas:

Medicamentoso

O uso de medicamentos pensados para reduzir os níveis dos estrógenos que circulam pelo organismo são a primeira escolha para o tratamento da endometriose.

Também é possível usar progestágenos, análogos de GnRH, contraceptivos e outros medicamentos que vão ajudar a diminuir os sintomas.

Cirurgia

O procedimento cirúrgico da endometriose é feito por videolaparoscopia. Esse procedimento é indicado quando os exames detectam um grande número de aderências, além dos sintomas muito intensos e o comprometimento funcional dos órgão que foram afetados pela endometriose.

Esse procedimento cirúrgico é necessário para realizar a extração do tecido endometriótico dos órgãos reprodutores femininos, tentando ao máximo desobstruir as tubas uterinas permitindo com que possa ocorrer uma gestação natural. Esse procedimento tem taxa de sucesso maior em mulheres com menos de 35 anos e sem comprometimento dos ovários.

A cirurgia também pode diminuir o estado inflamatório da região da pelve, melhorando as demais funções reprodutivas e aliviando o desconforto. O procedimento cirúrgico pode prejudicar o armazenamento de óvulos, assim como o estágio avançado da doença.

Caso tenha alguma lesão nos ovários é possível aliar esse tipo de procedimento cirúrgico com outros tratamentos e normalmente os médicos optam pela reprodução assistida.

Reprodução assistida

A reprodução assistida é uma série de técnicas medicinais que auxiliam no tratamento das mulheres portadoras de endometriose. É possível tanto preservar a fertilidade, coletando os óvulos antes da cirurgia ovariana e mantendo-os em criopreservação, quanto preparando o material genético para uma tentativa de reprodução.

Essa técnica apenas pode ser usada quando estiver fazendo parte de um programa detalhado de fertilização in vitro.

Para casos mais brandos da doença, quando os problemas se concentram na ovulação sem comprometimento da reserva ovariana e sem obstrução das tubas uterinas, é possível realizar a estimulação ovariana associada à relação sexual programada.

Essas técnicas de baixa complexidade auxiliam na reprodução, tornando o processo mais fácil e prazeroso.

Conclusão

Quando iniciamos nossa vida sexual, muitas perguntas chegam até nós, como qual a probabilidade de engravidar fora do período fértil? O que fazer se a camisinha estourar? Entre outras dúvidas.

Porém, existem mulheres que enfrentam problemas para engravidar e sonham com esse momento. Apesar de parecer fácil, para algumas mulheres é um processo difícil e que requer acompanhamento.

Neste artigo te trouxemos algumas informações e soluções para a pergunta inicial: Quem tem endometriose pode engravidar?

Esperamos que possamos ter lhe auxiliado de alguma forma!

Deixe um comentário